top of page

10 motivos para você e seu bebê fazerem um curso de natação.

Atualizado: 9 de ago. de 2018


 

O verão está chegando e fica mais difícil segurar a criançada em casa, eu quem o diga! Que tal um curso de natação junto com seu bebê? Sempre soube que a natação pode trazer alguns benefícios importantes tanto para mim como para a minha bebê, então fui atrás e já comecei, estou na 3ª aula e juro que vejo resultados significativos. Escolhi alguns dos muitos benefícios que eu posso dizer com exatidão sobre minha bebê.



Quanto mais cedo melhor.

Quanto mais cedo seu bebê for estimulado, maior será a aquisição de habilidades. Assim, quanto mais cedo ele começar a nadar, mais fácil e natural será pra ele.


Melhora no desenvolvimento.

Na natação os bebês estimulam muito o movimento de braços e pernas, o que pode ajudar muito no desenvolvimento na hora de engatinhar e andar.


Com o pulmão mais forte.

A natação fortalece desde a musculatura torácica ao diafragma, o que torna a troca de oxigênio mais fácil e natural. Se seu peixinho tiver bronquite, por exemplo, ele pode ter melhoras.


Estreita relacionamento entre os pais.

O laço de confiança entre o bebê e os pais se estreita porque esse é um momento especial, pois o contato, o toque e o carinho estimulam o lado afetivo e emocional da criança.


Ele nasceu pronto para isso.

Não tenha medo, até 1 ano de idade ainda é bastante recente na memória do bebê reflexo do movimento da água onde ele esteve por 9 meses. Por tanto, durante os exercícios na água ele consegue fechar automaticamente a boca para bloquear a respiração.


Momento de integração.

Como é lindo ver um bebê sorrindo para outros bebês. Os bebês se sentem parte integrante de um grupo quando percebe que participa de atividades em comum com outros bebes e se sentem mais autoconfiantes e aceitos.


Ele não será um atleta.

Sim, a natação é para ensinar a nadar, sentir autoconfiança e perder o medo de água. Não, a natação para bebes não é para formar atletas “kids”. Não crie expectativas e nem seja muito exigente com seu peixinho, cada um tem seu ritmo, e esse deve ser um momento de diversão onde ele também aprende.


Os pais também se beneficiam.

Dedicar uma parte do seu dia para participar desse momento com seu bebê é muito importante para os pais também, pode ser a oportunidade para que ambos possam se divertir e relaxar.


Noite tranquila.

Nada como uma atividade divertida e relaxante para fazer seu bebê ter uma linda e tranquila noite de sono.


Troca de experiências.

Aproveite esse contato com outros pais que estão passando pela mesma fase de vida que você para trocar experiências e fazer amigos. Em algumas piscinas é possível encontrar cursos específicos, por exemplo: só para mães (mulheres), em outros idiomas, etc.


Importante:

  • Antes que seu pequeno peixinho comece a mostrar seu charme na piscina é importante falar sobre o assunto com o pediatra, para avaliar se o bebê pode ter algum tipo de problema respiratório, cardíaco ou de pele.

  • Nunca faça as aulas sem o acompanhamento de um profissional especializado. O professor de natação será aquele que irá orientar quais os exercícios são apropriados para a faixa etária do seu filho e ainda, possui um treinamento para os primeiros socorros em caso de acidentes.

  • Verifique se seu plano saúde tem cobertura para o curso de natação. Alguns planos de saúde incentivam a prática de esportes (adultos e crianças) como prevenção de doenças. Por tanto, antes de se matricular verifique quais os requisitos e cursos vocês podem fazer de graça ou por um preço reduzido na página “Gesundheitskurse”.

  • Não são obrigatórias as vacinas completas para participar de um curso de natação, mas são importantes para a saúde de seu filho, especialmente na água onde ele terá contato com o corpo e fluido de outras pessoas.



Abaixo coloquei alguns links onde achei meu curso. Caso você identifique outros lugares, por favor, deixe seu comentário e nos conte um pouco sobre sua escolha, pois pode ajudar outras pessoas.



Escrito por: Maysa Bispo.

86 visualizações0 comentário
bottom of page