top of page

Ano letivo na Alemanha.

Atualizado: 11 de out. de 2018



Na Alemanha, a obrigatoriedade de frequentar o sistema escolar só começa a partir dos 6 anos de idade. As crianças nascidas entre 1° de outubro de 2012 e 30 de setembro de 2013 deverão ingressar, obrigatoriamente, na Grundschule no próximo ano letivo (Schuljahr 2019/2020) que começará em agosto de 2019. No caso de crianças nascidas em 2013, mas depois de 30 de setembro, fica a cargo dos pais decidirem se elas entrarão no ano letivo 2019/2020 ou no seguinte.


O processo de Einschulung, no entanto, deve começar ainda este ano. Segundo o órgão responsável, Schulamt, a matrícula para o próximo ano letivo deve ocorrer entre 5 e 9 Novembro de 2018. A escolha da escola é livre e seu filho tem direito a frequentar a escola estatal mais próxima da sua residência, desde que haja vaga, é claro... Por isso é importante indicar pelo menos duas escolas que sejam do seu interesse.


Outro ponto importante é que você pode escolher entre uma städtischen Bekenntnisschule ou Konfessionsschule (evangélica ou católica) e Gemeinschaftsschule (não vinculada a uma religião). Em regra, há em cada bairro uma Konfessionsschule e uma Gemeinschaftsschule, mas os pais podem optar por outra escola que esteja mais adequada à orientação pedagógica eleita pela família. Existem as escolas Montessori, escolas Waldorf, a Freie Schule ou Alternativschule e escolas privadas (como as internacionais). Vamos falar sobre esse ponto em outra matéria em breve.



Mas como se dá esse processo na prática? Eu conversei com Júlia, brasileira, residente em Colônia há muitos anos, cujo filho acaba de ingressar na Grundschule.


Cerca de 2 anos antes do início do ano letivo, a família recebeu uma carta do Schulamt convidando para conhecer as escolas próximas à residência familiar. Cada escola tem o seu dia das portas abertas (Tag der offenen Tür), quando as famílias interessadas podem conhecer a estrutura da escola e saber mais sobre seu funcionamento. Enviada a lista de escolas preferidas, cabe à família esperar pela resposta do Schulamt, que no caso de Julia chegou apenas em abril (4 meses antes do início das aulas).


Julia optou por uma escola Montessori que não fica em seu bairro, mas que ainda estava dentro do perímetro aceitável (segundo Julia, essa definição sobre quão distante pode ser a escola da casa do estudante parece variar de ano para ano).


Depois de definida a escola, cada instituição estabelece como será o contato inicial entre família e escola. No caso de Júlia, houve uma Informationsabend (encontro para apresentar algumas informações importantes para os pais), mais um dia das portas abertas para as crianças conhecerem a escola e mais dois dias no quais as crianças puderam participar de uma aula por um curto período tempo. E todo esse processo de Einschulung culmina no primeiro dia na escola, que na Alemanha é considerado um dos mais importantes na vida de uma criança.



A principal tradição desse dia é o Schultüte, um chapéu de cartolina ofertado pelos pais a seus filhos no primeiro de dia de aula da 1ª classe, uma tradição que remonta ao século XIX. O Schultüte é também conhecido como Zuckertüte justamente porque tradicionalmente era recheado de balas e doces.


Hoje existe uma infinidade de lembrancinhas possíveis. Precisa de algumas dicas? Vamos lá!

Canetinhas, lápis de colorir, estojo, tesoura, adesivos, livro “Mein Erster Schultag”, garrafa (Trinkflasche), lancheira (Brotdose), bichinho de pelúcia, carimbos, álbum de figurinhas, álbum da amizade (Poesiealbum), livro de colorir, massinha de modelar…


Há também pais que colocam “coisas de adulto” na Schultüte, para marcar que, a partir daquele momento, a criança passa a ter certas responsabilidades. Um relógio de pulso, uma carteira para guardar o dinheirinho, um despertador e um chaveiro com a chave de casa são algumas das possibilidades. E para finalizar esse primeiro dia tão especial, as famílias sempre se reúnem para comemorar, pode ser um lanche ou almoço no restaurante preferido da criança.


Você já fez o Einschulung do seu filhote ou filhota? Se sim, conta pra gente como foi sua experiência aqui nos comentários.



Escrita por Luiza Campos.

258 visualizações0 comentário
bottom of page