top of page

Com quem deixar meu Filho?

Atualizado: 9 de ago. de 2018



Quais opções na Alemanha para deixar seu bebê sob os cuidados de outras pessoas?




Está precisando voltar para o trabalho ou retomar um curso de Alemão ou ainda terminar uma tese e não sabe onde deixar seu bebê?

Abaixo você vai conhecer algumas opções.


Tagesmutter

São cuidadores que mantém em suas próprias residências em média 4 ou 5 crianças sob seus cuidados. Os cuidadores de crianças são profissionais qualificados e são amplamente controlados pelas autoridades públicas. Eles só podem trabalhar sob certas condições (pre-fiscalizadas). Em termos de segurança, uma Tagesmutter não é inferior aos jardins de infância.


Os horários em geral são flexíveis e são diretamente negociados entre os pais e o cuidador. Pode ser uma ótima opção para quem não tem um horário rígido para sair do trabalho, por exemplo. O sistema de pagamento pode ser parcialmente privado ou integralmente privado (nesse caso os valores são de acordo com a pessoa que vai cuidar da criança)


Onde se inscrever em Köln?


Kindergarten

São creches públicas ou privadas (também conhecido como jardim de infância) com o objetivo de promover o cuidado e a educação das crianças. Na Alemanha o jardim de infância já é considerado como fundamental no sistema de ensino. Os jardins de infância são mantidos - em proporções muito diferentes - por organizações independentes, igrejas , instituições de assistência social gratuita , associações e iniciativas de pais ou integralmente privadas.


Desde 1º de agosto de 2013, é garantido o direito legal a um lugar na creche para crianças a partir 1 ano de idade até o ingresso na escola (5 ou 6 anos). A parte que os pais devem pagar para quem mora em Köln (exceto almoço, que é negociado diretamente com a escola) é de acordo com a renda da família.


Para se inscrever previamente para até 5 Kindergarten cliquei no link: https://portal-koeln.little-bird.de/


Kita

Tem o mesmo conceito do kindergarten, mas geralmente atribuem o nome Kita para as instituições que cuidam de bebes menores de 3 anos.


Spielgruppe (Mini Kita)

São grupos de diversão para crianças, em especial para aquelas que ainda não foram para o Kindergarten, pode servir como um período de adaptação antes de iniciar na creche.


Em Köln existem muitos grupos de diversão, que podem ser grupo de pais e filhos (para menores de 2 anos) ou somente crianças (a partir de 2 anos, em geral). Nesses grupos as crianças vão de 2 ou 3 vezes na semana para brincar, cantar e interagir com outras crianças.


Geralmente o Spielgruppe são privados, mas é possível encontrar grupos em associações ou igrejas, onde o preço pode ser um pouco mais barato. Abaixo alguns que encontrei em Köln, mas tem muitos outros.


Para crianças a partir de 1 ano:


A partir de 2 anos:


Geralmente as creches e escolas recebem novos alunos em setembro e entre julho e agosto acontecem as férias escolares. Talvez seja interessante evitar o período de férias para procurar pessoalmente as escolas, pois muitas delas estarão fechadas e ou não tem recepção. Além das opções acima existem outras como Aupair, babysiter, babás particulares que podem ter um custo maior se comparadas com as creches financiadas pelo estado.


Qual é a melhor opção?????

Depende!!!!!

Não se compare com outras mães, analise a sua realidade e disponibilidade (de tempo, dinheiro e vaga disponível) e faça sua escolha. Não se preocupe, aqui na Alemanha todos os profissionais são treinados para garantir a segurança das crianças. Mas lembre-se, como no post sobre Kindergarden aqui do blog, difícil mesmo é encontrar uma vaga nas opções mais baratas, especialmente pra crianças abaixo de 3 anos. Espero ter ajudado a esclarecer algumas das dúvidas que eram minhas também e mostrar as opções disponíveis aqui em Colônia. Eu ainda continuo na luta por um vaga. Então, se tiver alguma sugestão que puder compartilhar será muito bem vinda.


Então, se tiver alguma dúvida, já sabem que podem enviar seus comentários e perguntinhas no site.


Escrito por: Maysa Bispo

177 visualizações0 comentário
bottom of page