top of page

Kita, Kindertagesstätte...

Atualizado: 9 de ago. de 2018

Escrito por Luiza Campos.



Como se diz por aí, “criar filho é treta”. Se você é um brasileiro(a) morando na Alemanha, essa treta pode vir turbinada com falta de vaga nas creches, ausência absoluta de rede de apoio, pediatras que não fazem a menor ideia de quem seja você e sua criança e, claro, invernos cinzentos e congelantes..


Como sobreviver aos primeiros dois anos de uma criança morando na Alemanha.

No final desse mês, minha filha completa 2 anos de vida e esse é o primeiro texto de uma série que resume minhas dicas para quem está entrando nessa barca (furada, será?) .


O teste de gravidez deu positivo? Comece a procurar uma Kita!


Kita é a abreviação de #Kindertagesstätte e designa os locais destinados a acolher, durante o dia, as crianças abaixo de 6 anos. São geralmente divididos em Kinderkrippe (para crianças até 3 anos) e #Kindergarten (para crianças entre 2,5 e 6 anos).


Não são consideradas instituições de ensino, pois, na Alemanha, a frequência escolar só é obrigatória a partir dos 6 anos, quando enfim começa a educação formal. Por isso, de um modo geral, #Kitas não são gratuitas, exceto em alguns estados que adotaram, recentemente, a política da gratuidade, como Rheiland-Pfalz onde crianças a partir do segundo ano de vida não pagam.


O problema, no entanto, não é ter que pagar, mas achar uma instituição com vaga disponível para seu filho ou filha. De acordo com o último levantamento, faltam quase 300.000 vagas em toda a Alemanha. Em Nordrhein-Westfalen, estima-se que 77.459 crianças estejam sem vaga. E parece não haver solução a curto prazo.

Adoraria escrever sobre as razões dessa situação, mas vamos ao que interessa:



Como consegui uma vaga?

Paciência e Persistência.

Em Colônia, o primeiro passo a dar é se inscrever no portal municipal Little Bird (www.portal-koeln.littlebird.de). Lá você consegue realizar uma busca por Kitas próximas a sua residência (aconselha-se manter-se dentro de um raio de 5 km), acessando as informa básicas sobre as mesmas (orientação pedagógica, alimentação ofertada, rotina diária etc). A partir dessa lista, você deve escolher 5 Kitas e solicitar uma vaga. Sua solicitação será encaminhada para as Kitas selecionadas que então responderão se há vaga ou não (não há prazo para essa resposta).



Há diversos tipos de Kitas. As Kitas estatais são identificadas pelo termo städtische (ex. Städtische Kindertageseinrichtung Peter-Michels-Straße). As Elterninitiav-Kitas são Kitas administradas por associações de pais e mães e identificadas pela sigla e.V. de Eingetragner Verein no final do nome (ex. Brunnenkinder e.V.). Há ainda Kitas pertencentes a empresas e você pode identificá-las pelo seu administrador (Träger) que terá sempre um gGmb no final do nome (ex. FRÖBEL Bildung und Erziehung gGmb). Por fim, temos Kitas mantidas pela igreja (católica e evangélica), muito comuns em Colônia devido a forte presença católica na cidade. Nesse último caso, um dos critérios de escolha da criança é se ela já foi batizada.


E quanto eu vou pagar por mês?

Isso depende de inúmeros fatores como em que estado você está, a idade da criança (quanto mais nova, mais caro), o salário dos pais e qual tipo de instituição você escolheu (estatal, mantida por associações de pais, por empresa privada ou por entidade religiosa).

Caso você consiga uma Kita estatal, você pagará uma taxa básica por mês. Nas instituições mantidas por associações de pais ou por entidades religiosas, via de regra, acrescenta-se uma taxa para alimentação. Nas Kitas mantidas por empresa, paga-se a taxa básica + taxa alimentação + mensalidade. Há ainda Kitas que estão fora do portal Little Birds. Geralmente são bilíngues e, digamos, hypes (montessori, escandinavas etc). Nesses casos, não é tão difícil conseguir uma vaga, mas pagar… Podem chegar a mais de 2.000 € por mês!

Depois disso tudo você deve estar pensando: Ah que legal, a filha dela já está na Kita. Não mesmo! Estamos esperando algumas respostas, mas a maioria já avisou que não possui vagas para a próxima entrada (em agosto de 2018). Tentamos Taggesmutter (tema para outro texto), mas por aqui não funcionou. Quem falou que morar na Alemanha é moleza?


De qualquer forma, estamos esperando por sua breve opinião positiva ou negativa, afinal, estamos aqui para nos ajudar, mas que em uma coisa todas nos concordamos é: Paciência e Sorte!

87 visualizações0 comentário
bottom of page