top of page

Livros, livros e mais livros.

Atualizado: 9 de ago. de 2018

Depois dos brinquedos favoritos, chegou a vez dos livros. Eu, Luiza, sou pragmática quando o assunto é comprar roupa para Estela, mas livro… preciso me segurar para não ir à falência.


Começamos a ler esses livros para Estela quando ela tinha 1 ano. São livros-livros e não livros-brinquedos. Não são de morder, de chacoalhar, não são de material à prova de bebês, nada disso. Seus textos são simples e curtos, quase que uma frase por página, mas existe uma narrativa ali. Assim a criança já pode começar a entrar em contato, bem devagarinho, com a literatura.


Essa é a lista dos livros mais amados aqui em casa até agora, gostaria de compartilhar com vocês.


1. As cores dos pássaros

Autora: Lúcia Hiratsuka

Editora: Rovelle

“No início os pássaros não tinham cores” e Lúcia Hiratsuka nos conta como dona Coruja coloriu cada um deles. O canarinho, o sabiá, a andorinha… E como ela, no fim, acabou se metendo em confusão justo com o corvo. É um livro delicado e poético. Estela aprendeu as primeiras cores com ele, naturalmente, de tanto que gente lia e relia.


2. Selvagem

Autora: Emily Hughes

Editora: Zahar

Original em inglês “Wild” (Editora: Flying eyes books) e a tradução para o alemão “Wild” (Editora: Sauerländer).

Aqui não sei se sou mais apaixonada pelas ilustrações lindas ou pela mensagem do livro. Uma bebê aparece sozinha na floresta e os bichos cuidam dela e a ensinam tudo, comer, brincar, falar. Certo dia, o bicho homem a encontra, a leva para a cidade e quer ensiná-la tudo de novo, agora do jeito “certo”. Lembrete para manter o coração selvagem, a alma leve e o espírito livre.



3. Todo mundo boceja

Autora: Anita Bijsterbosch

Editora: Brinque Book

A tradução em alemão "Alle müssen gähnen" da Editora: Ars Edition.

A ideia era um livrinho que ajudasse na hora de dormir. Meu sonho era que, no meio do livro, Estela já estivesse dormindo profundamente. Bem, isso nunca aconteceu, nem de longe, em compensação o livro virou xodó aqui em casa. É um livro de abas e cada página tem um bichinho muuuuito cansado que quando boceja abre o bocão. Divertido e interativo.



4. Coisa de menina

Autora: Pri Ferrari

Editora: Companhia das Letrinhas

Livrinho com mensagem simples, direta e importante: meninas podem ser tudo aquilo que quiserem!

Gosto muito das ilustrações e, principalmente, da diversidade com que as meninas são retratadas. Tem química de cabelo roxo, programadora rastafári, empresária de véu…


5. Coleção Gato e rato

Mary França e Eliardo França

Editora: Ática

Esses são diretos do túnel do tempo (até a frase já entrega a idade…). Esses livrinhos eram meus e conseguiram atravessar décadas e um oceano. Começamos a ler esses livros para Estela quando ela tinha 18 meses e ela levou um mês só aceitando esses e nada mais. Até que um belo dia ela parou de pedir. Dada a velhice e fragilidade dos livros eles ficam fora do alcance de suas mãozinhas (diferente dos demais), então só muito recentemente aconteceu de ela pedir os livros novamente, agora já uma moça de 2 anos que consegue se expressar através de frases. E para nossa surpresa, ela sabia as histórias todas. Ela passou aquele mês todinho decorando os livros, só que não sabíamos porque ela falava muito pouquinho na época. Incrível como esses pequerruchos são.



6. Bem-te-vi e outras poesias

Autor: Lalau

Ilustradora: Laurabeatriz

Esse livro é da Coleção de livros infantis do Itaú do ano de 2010. Na época não conhecia meu marido, não estava namorando, engravidar nem passava pela minha cabeça, nem lembro como fiquei sabendo do projeto do Itaú, mas quando recebi esse livrinho de poesia, pensei: vou guardar para minha filha!

E não é que ela amou!?



Bom, esses são eles!! Espero que tenham gostado e se tiverem dúvidas, é só escrever aqui no nosso site e nos contar mais sobre vocês. E, até breve...


Escrita por: Luiza Campos

 
 
 

Comments


bottom of page